A minha Curitiba

Morando seis anos na gélida Curitiba, já consigo falar com espontaneidade os termos “piá”, “djanho” e, mais recentemente, “guria”. Nunca falarei “vina” (salsicha) e muito menos “penal” (estojo) por ser incrivelmente bizarro (e feio).

Das cidades que já morei, Curitiba é a que mais gosto. Quando cheguei aqui achava que minha relação era completamente amor de malandro, mas consegui me entender e cá estou escrevendo sobre essa linda.

Uma das coisas que mais tenho prazer – desde pequena, já que vinha de 6 em 6 meses para cá -, é passear pelo Centro. Principalmente pela XV. Ali você já reconhece as figuras de praxe e sempre se surpreende com algo diferente. Gosto muito do Largo São Francisco também, se eu pudesse moraria por lá.

Por conta disso, acho interessante registrar algumas coisas da cidade (tudo tirado com câmera de celular):

Alguns detalhes na XV

curitiba_xv

curitiba_xv_2

Edíficio Garcez foi o primeiro arranha-céu de Curitiba

curitiba_xv_3

Praça Zacharias – que sempre está acompanhado de pombos

curitiba_xv_zacha

Paço da Liberdade

curitiba_paço

curitiba_paco_3

curitiba_paco_2

Passeio Público

curitiba_passeio_publico

curitiba_passeio_pub_2

Busão – XV/Paulo Gorski ou Jd. Social/Batel

curitiba_busao_3

curitiba_busao

curitiba_busao_2

curitiba_busao_4

Largo São Francisco

curitiba_largo

curitiba_largo_2

curitiba_mesquita

Street Art

curitiba_street_art

curitiba_street_art_2

curitiba_street_art_3

curitiba_street_art_4

curitiba_street_art_5

curitiba_street_art_6

curitiba_street_art_7

Detalhes e realidades

curitiba_vitrine_nonsense

curitiba-godard

curitiba_detalhes

curiitba_realdade

curiitba_triste

Depois vou fazer uma parte 2 com a Ruy Barbosa, Ed. Asa, Osório e tantas outras coisas que fazem  Curitiba ser tão legal!

4 thoughts on “A minha Curitiba

Leave a Reply

